Pular para o conteúdo principal

A Sobriedade dos Bêbados

Por Marcelo Pereira

A embriaguez parece ser o novo tipo de sobriedade. Como a loucura é um novo tipo de lucidez. Como a maioria das pessoas é alcoólatra, fica a impressão de que os sóbrios é que estão bêbados, ao se recusarem aderir a sobriedade coletiva das pessoas embriagadas.

Eu nunca gostei de bebidas alcoólicas. Não por ser carola, pois eu nunca fui muito correto de fato. Talvez por não precisar da bebida para enlouquecer. Já sou um pouco doido. Recusar em imitar a maioria em si já é um ato de loucura. Por isso que ovelhas negras sempre são mandadas ao estaleiro. Só pode ser defeito de fabricação, só pode...

Talvez os bêbados estejam em busca de sua própria sobriedade. Difícil, pois, com a cara cheia, cheios de si e de saco cheio da vida, não conseguem pensar direito. "Bom, sobriedade, vamos ver... Deixa que depois da ressaca pensarei". E não pensa. Pois depois da ressaca lá vem mais outra bebedeira. Bêbados não conseguem imaginar a sobriedade sem um copo de cerveja ou uma taça de vinho ou de alguma coisa que contenha álcool para beber. Ou o álcool gel dos corongas também serve?

Talvez os bêbados prefiram a sua sobriedade ébria porque os faz falar alto e rir sem motivo. Falar alto os faz serem ouvidos. Rir à toa dá a impressão de felicidade. E quem não quer estar ao lado de uma pessoa feliz? Nem que seja uma pessoa falsamente feliz. Até porque a felicidade alheia não nos interessa, mas ficar do lado de um reclamão também não nos interessa. Riremos sem motivo então.

A embriaguez nos une mais por isso mesmo. Ao nos tirar da realidade com as alucinações ébrias, nos tornamos muito mais felizes. Quer felicidade maior que fugir de uma realidade tensa e insolúvel? Insoluvelmente tensa? Não! A benta e a abençoada água alcoólica que comete a benção de nos tirar do mundo real, cheio de problemas cada vez mais difíceis de resolver.

É a sobriedade dos bêbados: se os problemas não se resolvem por si só, nós que não iremos resolver. A solução: fugir da realidade, já que ela é tão feia e assustadora. Até porque para bêbados, tudo fica mais lindo, mais bondoso. 

O feio fica mais lindo, o mal, mais generoso. Sem que o feio deixe de ser feio e o mal passe a ser generoso. Mas como o pó mágico dos tempos de infância, o álcool faz surgir coisas belas diante de nós. Não, elas não existem. Mas agradam aos olhos enquanto estiverem flutuando como moscas volantes diante das nossas vistas dopadas. Bom que estejam aqui. Mesmo de mentirinha.

Por isso quase todos bebem. Os que se recusam por motivos religiosos também se embriagam. Os cultos religiosos estão cheios de alucinações surreais que dispensam qualquer bebedeira. No fundo o ser humano quer se embriagar. A embriaguez é a sobriedade do bêbado.

Maravilha! A felicidade de fugir do mundo real graças a um cérebro perfeitamente anestesiado. Anestesiados, não sentimos dor. Tudo bem que fugimos do mundo real, dormindo feito anjinhos. Mas a dor, aquela que nos incomoda, é perfeitamente eliminada pelo álcool.

A sobriedade do bêbado é sempre arrumar um jeito de dormir feito anjinho. Lá não existe problemas, tudo é bom e belo e todas as pessoas passam a nos amar, simpáticas às nossas repentinas e histéricas risadas. Um mundo encantado irreal onde só há o que gostamos. Só há o que queremos.

Até que, durante a ressaca, a realidade feia e má nos acorda, sussurrando com a sua voz sombria, para avisar que ainda existe...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem é o sapo? Quem é o príncipe?

Por Marcelo Pereira Uma bela garota culta e de bom gosto vai a uma festa e encontra um homem branco, alto, atlético como os jogadores de vôlei, e com voz grossa e jeito extrovertido. - Nossa, que homem maravilhoso!!! Um verdadeiro príncipe. Quero me casar com ele! -  diz a bela garota. Os dois finalmente se casam numa linda festa. Chega a noite de núpcias e no dia seguinte, quando a garota acorda, próximo ao meio dia, nota sua cama vazia. Ao chegar na sala, depara com um um medonho sapo gigante e gordo, o mais feio de todos e muito gosmento, sentado no sofá com uma lata de cerveja vazia assistindo a um jogo de futebol na televisão e gritando, entre arrotos: - Mulé (blurp!)! Traga outra cerva (blurp!)! E rápido, sua vaca!!!   (blurp!) Enquanto isso, longe dali, um simpático sapinho, com uma bela coroa de ouro na cabeça chora em cima de uma  vitória-régia  de um brejo cercado por várias sapas gosmentas que coaxam sucessos do popularesco, irritando os ouvidos do pobre coitado. E todos viv

Bola Quadrada

Mais chato do que um jogo de futebol, onde sou obrigado a aguentar um monte de desocupados correndo pra lá e pra cá com uma bolinha e em alguns momentos ouvir muita gente berrando feito alce no cio, s o mente os programas de debate esportivo. Neste tipo de programa, personalidades igualmente desocupadas e sem ter assunto para falar ficam tentando descobrir o sexo da bola, em conversas pseudo-intelectualizadas na tentativa vã de encontrar algo que justificasse a importância do futebol para o brasileiro. Chatoooo... Aí imaginei um programa de debate esportivo onde todos os participantes, sem exceção, detestam futebol. Obrigados pela emissora a apresentar um "programa de índio" como esse, claro que não iam seguir o roteiro e romperiam com qualquer tipo de zona de conforto para ter que fugir daquilo que eles mais detestam e por isso mesmo, não entendem. Com vocês, o Bola Quadrada, o primeiro programa de debates sobre futebol, entre caras que detestam futebol. " Apresentador

Respeito às diferenças

Por Marcelo Pereira Dois amigos conversam. - Olá amigo! - Olá! - Que bom dois amigos se darem bem nos dias de hoje, sabe como é. A maioria se odeia, vive brigando por qualquer motivo. - É verdade, por uma divergenciazinha, já querem até se matar. - Mas eu fico feliz com a nossa amizade. - Eu também. Respeitamos as nossas diferenças e por isso nos damos bem. - Não somos obrigados a concordar com tudo. - Claro e para comemorar a nossa amizade respeitosa, vou convidar você para assistir ao jogo de meu time de futebol no final de semana. - Pena, mas não vou. - Não vai porque não pode? Tem algum compromisso? - Não amigo. É que eu... humm... eu não sou muito ligado em futebol. - Como é que é? Você não gosta de futebol. - É... eu não curto futebol. - Você deve estar brincando. Brasileiros gostam de futebol. Você  não é brasileiro? - Sou, mas prefiro outras coisas. Outros esportes. Tênis, surfe... - Não é possível. Um brasileiro não gostar de futebol... - Mas eu não sou obrigado a gostar de fu